Governo Municipal retoma atividades de preservação do Patrimônio da cidade

Desde o final do ano de 2010 que o município de São Félix foi reconhecido Patrimônio Cultural do Brasil, sendo protegida nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).  O tombamento do conjunto urbanístico e paisagístico representa muito para cidade, pois através disso é possível o investimento em turismo, valorização e preservação da cultura local. Mas infelizmente, nos últimos quatro anos, o título ficou esquecido e nada avançou. Mas na última semana, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e o seu Departamento de Cultura, retomaram as atividades, participando de um encontro com os técnicos do IPHAN na "Casa do Patrimônio do Recôncavo" para tratar de assuntos referentes à preservação do patrimônio.

Participaram do encontro a secretária, Adelmira Rodrigues e o diretor do Departamento de Cultura, Evaldo Batista. Durante o evento foi apresentado pelos técnicos do IPHAN um cronograma de ações para serem desenvolvidas junto com os agentes culturais do município, além de atividades voltadas para os estudantes e educadores na área de Educação Patrimonial.

“Em 2011 e 2012 iniciamos um trabalho minucioso para organizar todo o processo burocrático de uma cidade que passou a ser protegida pelo IPHAN, mas infelizmente muita coisa foi perdida ao longo dos últimos quatro anos, o município deixou de ter reapresentação junto às articulações do Instituto e isso fez com que não ocorresse nenhum avanço, mas agora estamos retomando as atividades e vamos trabalhar para fazer valer esse título”, comentou o prefeito Alex.